Resenha do show dos Raimundos no whiplash.net


      Dia 27 de março de 2010 será um dia inesquecível para muitos fãs de rock do Rio de Janeiro e para os RAIMUNDOS. Há muitos anos que o público carioca não via a banda em uma apresentação tão empolgante e com casa cheia como esse. Talvez desde o primeiro show com o Digão nos vocais, no Canecão, na turnê do disco “Éramos Quatro”, em 2001.

      Sim, caro leitor, isso mesmo que você leu, show dos RAIMUNDOS no Rio de Janeiro. Ao contrário do que muitos fãs de rock pensavam, eles não acabaram, andaram sumidos da grande mídia, mas sempre estiveram rodando o Brasil realizando shows em diversas cidades do país e nos circuitos alternativos e independentes, atraindo grandes públicos.

      Mas é impossível negar que esse show no Rio de Janeiro não tenha transmitido certa sensação de retorno, até mesmo para os fãs que nunca deixaram de acompanhar o grupo nesses últimos anos. Afinal, desde o início deste ano eles estão divulgando diversos projetos, como a realização de alguns shows com um novo vocalista, Tico Santa Cruz, dos DETONAUTAS; o interesse na gravação de um novo DVD ao vivo e um provável disco de inéditas em 2011. Além disso, eles tem voltado a aparecer na televisão com mais freqüência, em programas como Rock Estrada da Multishow e Big Brother Brasil da Rede Globo; e voltaram a tocar em grandes casas de shows, como o Vivo Rio e HSBC Brasil, em São Paulo.

      Tá certo que era um show de abertura para o grupo CHARLIE BROWN JR., mas uma banda com tantos hits e boas músicas, não pode ter sua apresentação encarada como uma simples abertura, ainda mais se tratando de um dos maiores nomes do rock nacional.

      Antes mesmo de a casa abrir as portas, dava para perceber que os RAIMUNDOS iriam entrar no palco com o jogo ganho. Uma grande fila se formava em frente ao Vivo Rio, com muitos fãs usando antigas camisas do grupo, que já não são mais tão fáceis de encontrar em lojas de rock. Dava para sentir um grande clima de expectativa e ansiedade para o começo do show dos brasilienses. Além da curiosidade em ver e ouvir como soaria os RAIMUNDOS com Tico Santa Cruz nos vocais.

      Já dentro da casa de shows, o público chamava há todos os instantes pela banda, gritando: “RAIMUNDOS, RAIMUNDOS...”. Quando as luzes finalmente se apagaram e as cortinas se abriram, muitos não acreditaram quando viram o baterista Fred em pé atrás da bateria, afinal ele não faz mais parte da banda. Uma possível participação dele havia sido anunciada, mas era difícil acreditar que faria todo o show.

      Então, logo em seguida, entraram os guitarristas Digão e Marquinho e o baixista Canisso, que executaram os primeiros acordes de “Baile Funky”, música muito utilizada para abrir os shows dos RAIMUNDOS na turnê do disco “Lapadas do Povo”, de 1997. Foi a deixa para que o Vivo Rio quase viesse abaixo.

      Digão começou cantando as primeiras estrofes para logo em seguida Tico entrar e conquistar o público logo de cara, demonstrando uma boa presença de palco e um estilo de cantar que se encaixou muito bem com o grupo, além de mostrar competência em uma das músicas dos RAIMUNDOS mais difíceis de cantar ao vivo.

      Poucos são os grupos com um set list quase todo recheado de músicas de sucesso, que são executadas uma após a outra. Na seqüência vieram “Esporrei na Manivela”, “Herbocinética” e “Rapante”. Nesta última, parecia que o Fred não estava tocando a bateria, mas sim espancado-a, tamanha era a raiva que ele transmitia ao bater nos tambores.

      O guitarrista Marquinho era o mais comedido quanto a interação com o público, mas exerce papel fundamental no RAIMUNDOS atual, pois é muito bom guitarrista. Canisso também não costuma ser muito interativo, mas de vez em quando faz algumas brincadeiras, como no momento da apresentação dos músicos ou quando o Fred errou o início de uma das músicas. Digão e Tico eram os que mais se comunicavam com a platéia, mas poucos foram os momentos de interação da banda com o público, que optou em executar as músicas em seqüência, com pouco falatório.

      O ponto baixo do show é a insistência em tocar “Reggae do Manero”, cantada por Digão. A música tem uma batida legal e o guitarrista e vocalista executa um solo muito bom, mas ela é muito grande e da uma quebrada no show, por ser mais lenta do que a grande maioria das canções. No lugar desta, poderiam ter tocado músicas como “Andar na Pedra”, “Nariz de Doze” e “20 e poucos anos”, que estavam no set list, mas que acabaram não sendo executadas.

      Mas todo esse momento mais lento foi compensado com a seqüência matadora que encerrou o show: “Tora Tora”, “Eu Quero Ver o Oco” e “Puteiro em João Pessoa”, talvez as três canções que mais caracterizam os RAIMUNDOS: letras sacanas e debochadas e músicas com uma pegada pesada e rápida. Um final matador para um show apoteótico que marcou o reencontro dos RAIMUNDOS com o público carioca. De lavar a alma.

      Após o show ficam algumas questões. Será que o Tico Santa Cruz irá mesmo assumir os vocais dos RAIMUNDOS? Vale lembrar que ele não está participando de todos os shows desta atual turnê. Mas não dá para negar que com ele o grupo ganhou um bom vocalista com uma boa presença de palco, o que é fundamental para uma banda com um som rápido como os RAIMUNDOS. E a outra questão é a seguinte: será que se realmente o Tico for o novo vocalista dos RAIMUNDOS, eles conseguirão gravar um disco de inéditas? Afinal, o grupo perdeu o principal letrista em 2001 e as letras das músicas, principalmente no caso dos RAIMUNDOS, são cerca de 70% da identidade da banda.

      Sei que são questões um pouco precipitadas, que o momento é de comemorar este “retorno” e esta nova fase dos RAIMUNDOS, mas são questões que devem passar pela cabeça de muitos fãs.

      Fonte: http://whiplash.net/materias/shows/105304-raimundos.html


Concurso Cultural - Novo logo raimundos


      O Raimundos começa uma nova Tour em 2010 com uma novidade, a soma nos vocais do Músico Tico Santa Cruz.

      A banda fará um especial de 10 shows com o convidado passando por cidades importantes no Brasil.Para isso queremos a sua participação também, apostando na colaboração dos fãs nesse momento.

      A forte Logomarca da banda acompanhou sua história nos últimos anos, porém a nova tour requer uma logomarca que pontue a fase atual e é você quem vai fazê-la.

      Já imaginou a sua criação como a logo principal estampada em todos os canais de divulgação dessa turnê?

      Sendo assim, mãos a obra. Do dia primeiro de fevereiro até o dia 15 de março os participantes poderão mandar os trabalhos. Duas logomarcas por pessoa. Escolha bem a que vai nos enviar.

      Você deve mandar seu e-mail para CONCURSO@RAIMUNDOS.COM.BR com seu nome, idade, telefone, cidade. Caso a sua criação seja escolhida, nós entraremos em contato e você terá seu trabalho exposto para o país inteiro ao longo desse turnê.

      Além disso, a logomarca criada por você ilustrará o site oficial, a comunidade oficial e todos os outros canais pertencentes a banda Raimundos.

      Pode criar uma nova, estilizar a antiga, fazer da maneira como enxergas o Raimundos.

      Só poderão participar membros integrantes da comunidade oficial da banda no Orkut. Se não tens ainda o seu perfil, crie um e faça parte desse coletivo que tem como lema a profética frase de um verdadeiro Marujo:

      "É por isso que o Raimundos nunca vai se acabar"

      O resultado sai no dia 2 de abril.

      Lembrando que uma vez enviado o seu e-mail poste a palavra PARTICIPANTE no tópico criado na comunidade oficial para que possamos identificá-lo.

      Se você não é um bom designer divulgue para seus amigos. Contamos com a força de todos vocês.

      Todos os participantes estarão cedendo automaticamente os direitos do uso da marca sem qualquer vínculo financeiro ou ônus pela criação. A banda dará os devidos créditos ao vencedor.

      Link do tópico da comunidade do Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=52074&tid=5431772189710101228&start=1


Boninho convida Raimundos e Tico Santa Cruz para tocar no BBB


      Pelo Twitter, Boninho avisa que vai arrumar uma data para apresentação no BBB de Tico Santa Cruz com o grupo Raimundos. O show fará parte do projeto do vocalista do Detonautas que vem se apresentando com a banda desde janeiro deste ano.

      Convite feito e aceito por Tico, que postou em resposta a Boninho:

      - Eu topo. Detonautas e Raimundos no BBB. Vamos quebrar tudo!

      Pela animação a festa promete.

      Fonte:http://extra.globo.com/blogs/BBB/posts/2010/01/26/bbb-10-boninho-convida-raimundos-tico-santa-cruz-para-tocar-no-bbb-260862.asp


Raimundos no Rock Estrada Multishow


      A pergunta que mais ouviram foi : "O Raimundos não tinha acabado?".

      Não. O Rock Estrada acompanhou alguns shows do Raimundos, atualmente com apenas 2 membros remanescentes da formação original.

      Em entrevistas exclusivas, Digão, Canisso e companhia soltam o verbo sobre o passado, presente e o futuro da banda. Falam sobre os tempos áureos da banda, dos dramas e brigas do passado, as dificuldades de ser uma banda em processo de recomeço e ainda mostram em primeira mão o Tico Santa Cruz como vocalista do Raimundos em alguns shows.

      Um registro atual sobre essa que foi, inegavelmente, uma das maiores, senão a maior, banda dos anos 90 no Brasil.

      FIQUE LIGADO NO ESPECIAL RAIMUNDOS, NO ROCK ESTRADA.
      DIA 12 DE JANEIRO, 3a FEIRA ÀS 22h30, SÓ NO MULTISHOW!!!


Raimundos confirmado para encerramento da II Jornada Baixada


      A banda de rock Raimundos será a ultima apresentação da confraternização sociocultural da II Jornada Baixada de Direitos Humanos no dia 11 de dezembro, na praça em frente à prefeitura de Mesquita.

      Confira a entrevista com o vocalista Digão em comcausa.org.br/entrevista ou em youtube.com/comcausa.


Tico Santa Cruz assume vocal do Raimundos a partir de janeiro


      Agora está confirmado: a partir de janeiro de 2010, Tico Santa Cruz assume o vocal do Raimundos durante uma turnê especial pelo país. Digão, vocalista e guitarrista da banda brasiliense, afirma que o líder do Detonautas participará dos shows, inicialmente, como convidado, mas que o projeto pode se tornar mais sólido dependendo do resultado: "Vamos fazer enquanto for bacana."

      Em entrevista ao Guia da Folha Online, o músico diz que esta união será muito boa para as duas partes, e que Tico é "um grande amigo e um cara extremamente competente". Sobre como será a "divisão de tarefas", Digão diz que está tudo acertado. "Nós entramos num acordo de dividir o vocal, eu cantarei algumas e ele fará a maioria, mas ficarei o tempo todo tocando guitarra e no backing vocal enquanto não estiver cantando", revela, empolgado: "Peso máximo!!"

      A ideia de dividirem os palcos surgiu do próprio Tico, que postou a seguinte mensagem em seu Twitter, na madrugada de 16 de outubro deste ano: "Liguei para o Digão do Raimundos, sou fã há tempos, me ofereci para fazer alguns shows junto com eles no vocal da banda... Preciso de rock".

      A partir daí, os preparativos já começaram. Já nesta sexta-feira (27), o público poderá assistir a um "aperitivo" desta nova formação durante o Festival Cerrado Virtual, em Brasília, que reúne artistas para um tributo a Tom Capone. "Esse show foi uma coincidência, tanto que nem teremos tempo de ensaiar, será uma jam de amigos em homenagem ao nosso falecido amigo e produtor", conta Digão. Nesta ocasião, Tico escolheu cantar "Herbocinética", "Bonita", "A Mais Pedida" e "Eu Quero É Ver o Oco". Show em São Paulo Antes que Tico assuma o vocal da banda, o Raimundos realiza outro show em São Paulo em 19 de dezembro (eles se apresentaram por duas vezes na capital paulista em setembro e outubro), no Kazebre Rock Bar (região leste).

      Formado atualmente por Digão (vocal, guitarra), Canisso (baixo), Marquinhos (guitarra) e Caio (bateria), o grupo mostra aos fãs desde os clássicos "Tora Tora" e "Reggae do Manero" até a mais recente "Mas Vó", do álbum Kavookavala. Para quem está meio por fora da agenda do Raimundos --que tem oito shows agendados para os próximos 30 dias--, Digão conta que as apresentações "estão cada vez melhores e que um novo trabalho está em vista". Ele credita essa falta de informação (muitas pessoas ainda acham que o grupo acabou) ao fato de que "o grande público só sabe das coisas quando jogam um balde de notícias em cima". Mas diz que prefere assim, devagar e sempre: "Na hora certa, o grande público vai se dar conta".

      Neste último show realizado em São Paulo, em outubro, também no Kazebre (região leste), mais de 5.000 pessoas foram assistir à apresentação da banda brasiliense. Acesse o site oficial do Raimundos, que está sendo reformulado, para ver a agenda do grupo: www.raimundos.com.br.

     Fonte: http://guia.folha.com.br/shows/ult10052u655974.shtml


2010 - Raimundos Official Web Fan Club - Desenvolvido por Vanderlei Ferreira